Terminal server

Com a expansão da rede de dados IP em industrias e concessionárias de serviços públicos, como companhias de saneamento e tratamento de águas e esgotos, e concessionárias de serviços elétricos com geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, tornou-se necessário a instalação de dispositivos conhecidos como terminal server.

O terminal server é responsável pelo gerenciamento de console seriais. Ele permite o acesso a portas seriais através de uma rede TCP/IP ou modem. É utilizado na rede de dados IP para acesso de equipamentos como roteadores e switches de forma remota, e assim reduz o tempo de solução de problemas em caso de falhas, já que não haverá necessidade de enviar um técnico ao local.

Os ambientes industriais, diferente dos ambientes corporativos, exigem dos equipamentos instalados maior proteção e durabilidade, já que o nível de ? hostilidade? é muito maior, uma vez que eles são expostos a condições extremas, com impactos, variações bruscas de temperatura, corrosões, interferências eletromagnéticas, ruído, entre outros. Tais condições podem comprometer o funcionamento e a transmissão de dados entre os equipamentos.

Tendo isso em vista, o Terminal Server da Flexmedia foi projetado para suportar, ao longo de sua vida útil, as condições de ambientes hostis, atendendo uma temperatura ambiente que varie entre -10°C a 60°C, umidade relativa entre 10% até 80% sem condensação, e conta com tratamento em sua pintura e material para resistir a ferrugens ou corrosões comuns destas condições ambientais.

Também é um dispositivo de alta densidade, com 16 portas seriais assíncronas RS232 ou mais e, no mínimo, 1 porta Ethernet 10/100Base-Tx, com conector RJ45. Atende as tensões especificas das redes elétricas deste tipo de ambiente, que variam entre -48VDC, 12VDC, 24VDC, 48VDC e 125VDC, geralmente com fontes internas e redundantes.

 

Outro fator importante para este tipo de dispositivo, é que ele atuará em operações críticas, por isso deve ter um alto grau de segurança embutido em seu funcionamento, apto a atuar com protocolos de redes próprios destas áreas. Também possuir mecanismos de autenticação para acessos, possibilidade de configuração local, através da porta console, ou ainda por acesso remoto Telnet, SSH e interfaces de configuração WEB ou aplicativo de configuração.

 

Para que um terminal server possa gerenciar dispositivos adequadamente, é essencial que exista compatibilidade com todos os equipamentos que compõe a infraestrutura da rede de dados IP. Além disso, é importante que o dispositivo possa ter seus softwares do sistema operacional atualizáveis por conexões FTP, TFTP ou por aplicativo de configuração proprietários.

 

Vantagens do Terminal Server

 

O Terminal Server, da Flexmedia, além de prover uma conexão Serial/Ethernet simples e confiável para aplicações de automação industrial e subestações elétricas e ser um equipamento robusto, ideal para este tipo de aplicação, também apresenta grandes diferenciais como:

  • Compatibilidade com protocolos DNP3 e Modbus;
  • Programação dos endereços IP por DHCP ou manualmente;
  • Compatibilidade com SNMP v2 e v3: MIB-2, ENTITY-SENSOR-MIB e possui senha de proteção para a configuração;
  • Atualização remota do firmware;
  • Montagem sem cabos internos;
  • Funcionamento sem ventiladores.

Solicite seu Orçamento

Recentes Posts
Tags