KVM óptico

KVM OPTICO

Sendo um aparelho de grande utilidade, o KVM óptico é usado para quem está utilizando teclado, mouse e monitor de vários computadores. Um cluster desse tamanho precisa de uma central de controle, e os extensores KVM são os mais ideais de serem usados. A Flexmedia trabalha com um modelo em particular, mas antes, é preciso entender mais sobre o aparelho.

De forma geral, o KVM possui modelos eletrônicos e mecânicos, disponíveis em 4, 8 e 16 portas. O KVM com mais portas tem um custo mais alto, mas compensa caso o ambiente tenha muitos computadores para serem controlados por uma só pessoa.

Também conhecido como switch KVM, ele é um aparelho que auxilia usuários que acessam e controlam diversos dispositivos (PCs, servidores, terminais etc). Através de apenas um console KVM é possível controlar teclado, monitor e mouse de diversas máquinas. Nesse sentido, quando um funcionário precisa acessar diversos dispositivos, estejam eles perto ou longe dele, basta utilizar o KVM ao invés de ir até a máquina em específico.

Além disso, o KVM óptico da Flexmedia é USB e permite a compressão, conversão e transmissão de sinal vídeo e áudio HDMI (1080p/60HZ), teclado e mouse (USB) e controle remoto (IR) de forma transparente por uma única via de fibra. Por ser de fibra, atende o modelo monomodo, que alcança até 20km de distância.

Além disso, existem alguns outros modelos de switches KVM:

  1. Extensores KVM: Um extensor KVM fornece acesso ponto a ponto entre um usuário e um computador.
  2. Switches KVM analógicos: Os switches KVM analógicos fornecem acesso local a diversos computadores que estejam a até 300 metros de distância.
  3. Switches KVM-via-IP: Os switches KVM-via-IP fornecem acesso BIOS-level via IP a dispositivos via LAN, WAN e até mesmo Internet.

Normalmente esse aparelho pode ser aplicado em diversos locais e dispositivos, bem como TVs full HD, displays de lojas, DVD, centro de controle de dados (termina server), sistema de distribuição de informação, salas de conferências, entre outros equipamentos e sistemas similares.

 

Vantagens e benefícios de utilizar um KVM óptico

 

Já pensou se a rede cabeada de Internet para de funcionar ou mesmo o acesso remoto? Essas ocorrências são sempre uma dor de cabeça, ainda mais se demorar a voltar. A vantagem de trabalhar e utilizar um extensor KVM é que o acesso e a operacionalização funciona mesmo sem outra conexão, já ele possui um acesso BIOS-level independente. O acesso independente da rede significa que o switch KVM não depende da conexão de rede padrão do computador remoto.

Outro diferencial do KVM está em ter disponibilidade da tecnologia Virtual Media tanto no Sistema Operacional quanto no BIOS. Com ela é possível que os usuários conectem drives como CD/DVD/USB de seu computador remoto em um servidor via sua rede IP.

Solicite seu Orçamento