Conversor balun

Também conhecido como conversor de vídeo passivo para par trançado, o conversor balun é um aparelho que realiza a transmissão do sinal de vídeo em até 300 metros. Para isso são utilizados cabos de par trançado, como o UTP, sem a necessidade de alimentação.

Esse aparelho tem algumas versões e distâncias que são atendidas. Entre eles estão o modelo escalonável de 1 canal até 16 canais. O alcance é de até 300 metros. Além disso, há outras características importantes, como a possibilidade de transmissão de dados seriais, transmissão de áudio e transmissão de alimentação para as câmeras.

O conversor balun é aplicado em sistemas de CFTV, para sistemas internos de segurança. Sistemas de condomínios, empresas e outros grandes espaços precisam ser inteligentes atualmente. Para isso as tecnologias da informação se tornaram fundamentais para otimizar e melhorar a comunicação entre os equipamentos e absorção de dados.

Vantagens do conversor Balun:

  1. Estende o alcance em cabo metálico para 300 metros;
  2. Possibilita a ligação de até 16 câmeras.

Além disso, o conversor possui outras configurações técnicas, sendo eles:

  1. Conversor de Vídeo passivo 01 canal
  2. Conversor de Vídeo passivo 04 canais
  3. Conversor de Vídeo passivo 08 canais
  4. Conversor de Vídeo passivo 16 canais

De forma mais prática, o conversor balun é um aparelho que transforma uma linha balanceada em desbalanceada, ou vice-versa se necessário. Isso significa que há uma transformação do cabo coaxial em paralelo e o paralelo em coaxial.

O diferencial dessa transformação está em reduzir os custos de instalação em Circuitos Fechados de Televisão cabo UTP. A conversão ocorre no cabo coaxial que é modificado de analógico para UTP. É uma excelente opção para quem deseja economizar e para quem não pode passar muitos cabos pela tubulação.

Existem dois modelos de conversores balun: passivos e ativos. Os ativos amplificam o sinal e necessitam de alimentação de volts e são compostos de por transmissor e receptor. Os baluns passivos não requerem alimentação para seu funcionamento, são compostos pelo conversor de sinal e por um protetor de surto.

É um aparelho mais prático do que o cabeamento coaxial, traz mais proteção ao sistema de TV e é um aparelho de fácil montagem, pois não necessita de soldas ou ferramentas de crimpar. Conheça os apetrechos principais do equipamento:

  1. Conector para o DVR
  2. Indicador de polaridade
  3. Conector de engate rápido
  4. Conector da câmera

Solicitar um orçamento

Solicite seu Orçamento