Conversor analógico 4 a 20mA

conversor Analógico

O Conversor Analógico 04~20mA para Fibra é um módulo que transforma uma corrente de 4-20mA ou uma voltagem de 0-10V em sinal de fibra óptica (Luz). Utiliza topologia ponto a ponto, assim sendo divido em dois aparelhos para enviar e receber.

O módulo transmissor converte os sinais da corrente ou voltagem em sinal óptico e os transmite através de fibra óptica. E o receptor restaura o sinal óptico para sinal da corrente/voltagem garantindo assim a fidelidade da comunicação do sinal em longas distâncias.

O conversor Analógico 4 a 20mA ou 0-10VDC é utilizado em automação de sistemas de medições/telemedições e telemetrias de instrumentação de equipamentos industriais isolando e convertendo sinais analógicos para transmiti-lo a grandes distâncias através de fibras óticas.

Esta situação é comum quando o equipamento que receberá o sinal analógico, um CLP (comandos lógicos programáveis), por exemplo, do instrumento de medição, está muito longe, além do alcance de cabos metálicos convencionais.

Construído de forma robusta, compacta e de alto desempenho! Próprio para ambientes rústicos como chão de fábrica ou indústria naval, indústria citro alcooleira, indústria de refinarias de petróleo e gás, usinas e destilarias, túneis rodoviários, usinas termelétricas, etc.

O conversor Analógico 4 a 20mA para fibra óptica é adequado para montagem em painéis elétricos de automação industrial, sendo alojado em gabinete metálico para encaixe em trilho DIN. Pode ser montado em 1 canal analógico para fibra óptica ou em mais canais, exemplo 4 ou 8 canais multiplexados para uma única via de fibra óptica.

O que é sinal analógico?

Um sinal analógico é qualquer sinal contínuo cuja variação no tempo representa a variação de uma grandeza física, fazendo assim uma analogia entre a grandeza e sua representação elétrica. Sendo as principais grandezas físicas traduzidas a temperatura, pressão, níveis de um liquido ou reservatórios que podem ser representadas por sinais analógicos, tais como: 0 a 4V, 4 a 20mA, etc.

Quando o sinal analógico de 4 a 20mA é convertido para fibra óptica passa a atuar com todos os benefícios de um sistema com conversão eletro-óptica, sendo as principais: a ampliação das distâncias atingidas, pois enquanto os sinais são encaminhados por cabos metálicos atingem poucos metros e quando convertidos para fibra óptica atingem distâncias entre 2 quilômetros e 80 quilômetros facilmente.

Outro benefício desta conversão está no fato que os dados trafegados dentro do sinal analógico quando convertidos para a luz, não sofrerão quaisquer interferências eletromagnéticas comuns em ambientes rústicos de indústrias e que afetam drasticamente as transmissões de dados realizadas por cabeamentos metálicos. Os modelos desenvolvidos pela Flexmedia:

  • MCFO/CLS 33 1T-2F-SC Conv. De Corrente de Loop Transmissor 1 Sinal Analógico 04-20mA, Duas Fibras Monomodo, 20KM, SC
  • MCFO/CLS 33 1R-2F-SC Conv. De Corrente de Loop Receptor 1 Sinal Analógico 04-20mA, Duas Fibras Monomodo, 20KM, SC

Solicite seu Orçamento