diferença-fibra-monomodoxmultimodo

Diferenças entre fibra multimodo e monomodo

Entender as diferenças entre os tipos de fibra é muito relevante durante a elaboração de um projeto ou na realização de uma instalação, já que suas características têm relação direta com a distância, velocidade e qualidade do sinal transmitido.

Fibra Multimodo (MM)

A principal diferença entre a fibra multimodo e monomodo é o diâmetro do núcleo. A multimodo possui um núcleo mais largo, por isso a luz propaga-se de forma mais dispersa, diminuindo a velocidade da transmissão.

O diâmetro do núcleo de uma fibra multimodo pode variar em 62,5 ou 50 micrômetros, com diâmetro do revestimento em 125µm. Por isso, em alguns cabos/patch cords, pode-se encontrar a informação do tipo de fibra através do código 62,5/125µm ou 50/125µm.

A fibra multimodo alcança distâncias menores, quando comparado a monomodo, geralmente até 2km, porém a distância máxima pode variar de acordo com o fabricante. Sendo mais indicada para ambientes internos.

Fibra Monomodo (SM)

Já a fibra monomodo, possui um núcleo bem menor, variando entre 8 e 10 micrômetros, normalmente 9µm, com diâmetro do revestimento em 125µm. Por isso, a propagação da luz ocorre de forma direta, o que promove mais segurança na transmissão de dados, já que existe menos possibilidades que eles sejam corrompidos ou vazados.

Além disso, a fibra monomodo atinge distâncias bem maiores em relação a multimodo, por isso é mais indicada para áreas externas, sendo bastante utilizada por empresas de telefonia já que é possível alcançar maiores distâncias, e maior banda.

Dúvidas sobre como identificar o tipo de fibra? Confira nosso tutorial https://youtu.be/A5r6ZJoPK5o

 

Compartilhe essa postagem: